Biblioteca

Cadastramento de Usuários

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço O cadastro do usuário no sistema de gerenciamento de dados da Biblioteca (Sophia Biblioteca) é necessário para permitir o empréstimo, renovação e reserva de materiais do acervo. O cadastramento é restrito aos estudantes de graduação e pós-graduação; docentes e pessoal técnico-administrativo da Famema (comunidade interna).
Principais etapas para processamento do serviço
  • Para estudantes de graduação e pós-graduação, o cadastramento é feito a partir dos dados disponíveis no sistema acadêmico - SIGA.
  • Para docentes e pessoal técnico-administrativo, o cadastramento é opcional e requer solicitação e fornecimento dos dados para o cadastro por parte do usuário.
  • O número do cadastro é o mesmo do registro acadêmico (RA) para estudantes de Graduação, número do RG para estudantes de pós-graduação e pessoal técnico-administrativo, e número de registro de classe para categorias como médicos, residentes da área médica e enfermeiros.
  • A partir do cadastro do usuário, a biblioteca cria também no sistema, o login e senha do usuário, para ser utilizado pelo mesmo para funções remotas como renovação de empréstimo e reserva de material.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço E-mail, telefone e presencial.
Prazos para realização do serviço
  • Estudante de graduação e pós-graduação: período entre a data da matrícula até início do curso.
  • Docentes e pessoal técnico-administrativo: 01dia após solicitação.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira − Das 07h30min às 22h
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Consulta a base de dados do acervo da biblioteca − Sophia Biblioteca

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Serviço que permite a consulta ao catálogo do acervo de livros, folhetos, dissertações, teses, anais de eventos, CDs e DVDs da biblioteca, através da base de dados Sophia Biblioteca − Biblioteca Famema.
Principais etapas para processamento do serviço
  • O acesso à base de dados é livre, via web, com link na homepage da Famema: http://srvaplic2.famema.br/sophia_web/
  • A Biblioteca oferece orientação / capacitação de usuários para uso da base de dados Sophia Biblioteca − Biblioteca Famema, conforme descrito no serviço: "Capacitação de usuários para uso de bases de dados e normalização de trabalhos acadêmicos e científicos".
Público-alvo Comunidades interna e externa.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Online.
Prazos para realização do serviço Imediato.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Serviço ininterrupto.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Empréstimo domiciliar

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Empréstimo de materiais bibliográficos e audiovisuais do acervo da biblioteca.
Principais etapas para processamento do serviço
  • Usuário seleciona o material no acervo e dirige-se ao balcão de empréstimo munido do material e crachá de identificação pessoal.
  • Funcionário da Biblioteca realiza o empréstimo do item no sistema, informando número do tombo do material e número de cadastro do usuário, por meio de digitação dos códigos ou leitura de códigos de barras disponíveis do objeto e no crachá do usuário.
  • Sistema emite e imprime comprovante do empréstimo.
  • Funcionário desmagnetiza o material e entrega ao usuário juntamente com comprovante de empréstimo.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial.
Prazos para realização do serviço Imediato.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 22h.
Sábado, Das 09h às 12h.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Reserva de material do acervo da Biblioteca

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Permite reservar para próximo/futuro empréstimo o material do acervo que esteja emprestado. O sistema só permite a função se todos os exemplares do item pretendido (livro) estiverem emprestados.
Principais etapas para processamento do serviço
    Presencial:
  • Usuário dirige-se ao Balcão de empréstimo da Biblioteca e solicita o serviço que é realizado pelo funcionário no momento da solicitação.
    Online/remoto:
  • Usuário recebe login e senha para acessar o sistema online no momento do primeiro empréstimo ou solicita estes dados à biblioteca.
  • Ao consultar o catálogo do acervo da Biblioteca- Sophia Biblioteca, se o usuário verificar que o material pretendido está emprestado, "logado" ao sistema, realiza a reserva do item no sistema.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial e online.
Prazos para realização do serviço Imediato.
Local de atendimento Presencial:
Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030

Online:
Qualquer ponto de Internet. Sistema Sophia Biblioteca
Dias e horários de atendimento Presencial:
Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 22h.
Sábado, Das 09h às 12h.

Online:
Serviço ininterrupto.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Renovação de material emprestado

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Permite renovar o prazo de empréstimo de itens emprestados do acervo da biblioteca.
Principais etapas para processamento do serviço
    Presencial:
  • Usuário dirige-se ao balcão de empréstimo da Biblioteca, portando crachá de identificação e o material que pretende renovar o empréstimo e solicita o serviço que é realizado pelo funcionário no momento da solicitação, caso o item não tenha reserva.
    Online/remoto:
  • Usuário recebe login e senha para acessar o sistema online no momento do primeiro empréstimo ou solicita estes dados à biblioteca.
  • Antes de vencer o prazo para devolução do item emprestado, usuário acessa o sistema − Sophia Biblioteca e "logado" efetua a renovação do empréstimo. O sistema permite a renovação do empréstimo, de forma online, por até 3 vezes, caso o ítem não tenha reserva.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial e online.
Prazos para realização do serviço Imediato.
Local de atendimento Presencial:
Prédio do Carmelo - Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030

Online:
Qualquer ponto de Internet. Sistema Sophia Biblioteca
Dias e horários de atendimento Presencial:
Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 22h. No Sábado, Das 09h às 12h.

Online:
Serviço ininterrupto.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Consulta à Biblioteca Virtual de Livros Eletrônicos BV - Pearson

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Serviço que permite a consulta à livros eletrônicos disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson (BV-Pearson). Serviço contratado pela Famema, por meio de assinatura.
Principais etapas para processamento do serviço
  • A Biblioteca efetua o cadastro de estudantes de graduação e pós-graduação e docentes a partir dos dados disponíveis no sistema acadêmico − SIGA e informa o login e senha de acesso ao usuário.
  • O acesso à base de dados é via web, com link na homepage da Famema: http://srvaplic2.famema.br/sophia_web/
  • A Biblioteca oferece orientação / capacitação de usuários para uso da base de dados Sophia Biblioteca − Biblioteca Famema, conforme descrito no serviço: "Capacitação de usuários para uso de bases de dados e normalização de trabalhos acadêmicos e científicos".
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Online.
Prazos para realização do serviço Imediato.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Serviço ininterrupto.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Consulta ao Portal Capes

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Serviço que permite a consulta e uso de periódicos, e-books e bases de dados disponíveis no Portal CAPES. Além da grande quantidade de material gratuito, reúne material controlado, contratado pela CAPES e disponibilizado às instituições de ensino e pesquisa, a partir da aprovação e implantação de programas de mestrado e doutorado. - A Biblioteca oferece orientação / capacitação de usuários para uso da base de dados Sophia Biblioteca − Biblioteca Famema, conforme descrito no serviço: "Capacitação de usuários para uso de bases de dados e normalização de trabalhos acadêmicos e científicos".
Principais etapas para processamento do serviço
  • O acesso ao Portal CAPES, via permissão Famema, está disponível nas modalidades local e remoto.

Acesso local:
Por reconhecimento de IP institucional. Portanto disponível em qualquer computador institucinal instalado fisicamente na Famema, nas unidades do HC/Famema (HC-I, HC-II e HC-III), Ambulatórios e Hemocentro. Link disponível da homepage da Famema: http://www.famema.br/ensino/biblioteca/busca.php

Acesso remoto:
    Via sistema Proxy.
  • Usuário encaminha e-mail para a biblioteca (biblio@famema.br ,famemabiblioteca@gmail.com) , solicitando cadastro no sistema Proxy, informando seu vínculo com a Famema, RG ou RA, seu e-mail Famema ou informar caso não tenha.
  • Biblioteca anota dados da solicitação para controle e repassa a solicitação do usuário ao Núcleo Técnico de Informações (NTI) para o cadastramento.
  • Após cadastro, NTI encaminha e-mail ao solicitante informando login e senha cadastrados e manual para o usuário configurar o sistema Proxy em seu(s) equipamento(s).
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Online.
Prazos para realização do serviço Imediato.
Local de atendimento Local:
Famema, nas unidades do HC/Famema (HC-I, HC-II e HC-III), Ambulatórios e Hemocentro.

Remoto (online):
Equipamento pessoal do usuário, a partir de configuração do sistema Proxy, de qualquer ponto de Internet − Portal CAPES.
Dias e horários de atendimento Presencial:
Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 22h.
Sábado, Das 09h às 12h.

Online:
Serviço ininterrupto.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Comutação bibliográfica

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Serviço que permite a obtenção de cópias de documentos científicos como: artigos de periódicos, teses e dissertações, anais de eventos (congressos, seminários, simpósios, etc.) disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.

A Biblioteca trabalha com duas opções de serviços:
Grupo COOPERA: Grupo para compartilhamento de informações bibliográficas entre as bibliotecas membros da CBBU/FEBAB. As cópias dos documentos solicitados são atendidas gratuitamente, ou seja, por meio da cooperação entre as bibliotecas participantes do grupo.

COMUT/IBICT: O Programa de Comutação Bibliográfica − COMUT é mantido pelo Instituto Brasileiro de Informações em Ciências e Tecnologia (IBICT) e possibilita a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos, disponíveis nas bibliotecas participantes do Programa. As cópias dos documentos solicitados são pagas pelos usuários solicitantes.
Principais etapas para processamento do serviço
  • Usuário solicita o envio do documento à Biblioteca.
  • Biblioteca verifica se consegue obter o documento em formato eletrônico, por meio de acesso controlado - Portal Capes ou acesso gratuito na internet ou formato impresso no acervo da Biblioteca. Se sim: encaminha cópia do documento ao usuário, em arquivo formato pdf, sem custos. Se não: Solicita o documento via e-mail para o Grupo COOPERA. Se atendido, a biblioteca encaminha o documento ao usuário, sem custos. Se o grupo COOPERA não atender, a biblioteca encaminha o pedido para o COMUT/IBICT, mediante autorização do solicitante. Após receber o documento, encaminha-o ao usuário e informa o valor a ser pago pela cópia.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço E-mail, telefone e presencial.
Prazos para realização do serviço 1 a 2 dias úteis.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira − Das 07:30 às 17:00 horas.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Elaboração de ficha catalográfica

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Elaboração de ficha catalográfica para trabalhos de conclusão de curso (dissertação, monografia, produto técnico − se for o caso), livros de resumos e anais de eventos internos e documentos acadêmicos como cadernos de séries.
Principais etapas para processamento do serviço
    Trabalhos de conclusão de curso:
  • Após a devolutiva da banca examinadora, o estudante solicita a elaboração da ficha catalográfica, por meio de preenchimento de formulário disponível no link: https://forms.gle/otrMk2DfZzTen3PQ8
  • A Biblioteca elabora e ficha e a encaminha, em arquivo pdf, para o e-mail informado no formulário, com orientações para que a mesma seja inserida no trabalho.
    Livros de resumos e anais de eventos internos e cadernos de séries:
  • A solicitação para elaboração da ficha catalográfica ocorre por e-mail, sendo necessário anexar o documento.
  • A Biblioteca elabora e ficha e a encaminha, em arquivo pdf, por e-mail, com orientações para que a mesma seja inserida no documento.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial e online.
Prazos para realização do serviço 1 dia útil.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 17h.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Capacitação de usuários para uso de bases de dados e normalização de trabalhos acadêmicos e científicos

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço A biblioteca realiza serviço de capacitação de usuários, em acesso à informação disponíveis em bases de dados e portais e normalização de trabalhos acadêmicos e científicos, com atendimento individual ou em grupo, tendo como objetivo apoiar as atividades de recuperação e seleção de informações para os estudos acadêmicos e realização de pesquisas bibliográficas, para produção de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e trabalhos científicos. O conteúdo básico oferecido nesta atividade divide-se em duas categorias:
Acesso à informação:
Base de dados do acervo da Biblioteca: Sophia Biblioteca; BV-Pearson (livros eletrônicos); DeCS − Descritores em Ciências da Saúde; BVS Bireme; SciELO Livros; SciELO Periódicos; PubMed; Portal Capes; BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; UpToDate.

Normalização de trabalhos acadêmicos e científicos:
Normas ABNT e Normas Vancouver, a partir de apresentação de manuais elaborados pela Biblioteca especificamente para esta finalidade; Portal de revistas da BVS Bireme; Plataforma Sucupira e software gerenciador de referências - ENDNOTE. Os itens citados como opções de conteúdo são oferecidos de forma variável, dependendo do objetivo da capacitação. Essa atividade é oferecida aos usuários de forma curricular ou não curricular. Faz parte da grade curricular para estudantes de primeira série dos cursos de graduação (Medicina e Enfermagem), estudantes dos Programas de Mestrado e residentes da Residência Multiprofissional. A atividade é realizada por profissional bibliotecário.
Principais etapas para processamento do serviço
    Curricular:
  • Biblioteca planeja a atividade junto ao coordenador do módulo ou disciplina na qual a atividade está inserida.
  • Notifica o usuário sobre a atividade por intermédio da secretaria da série ou do curso na qual a disciplina ou módulo se insere.
  • Realiza a atividade, conforme programação.
  • Reserva uma cópia da lista de presença para coleta de dados para relatório interno da biblioteca e encaminha a mesma à secretaria da série ou do curso para controle da presença do estudante.
    Não curricular:
  • O bibliotecário agenda a atividade com o solicitante ou representante do grupo. O agendamento (datas e quantidade de horas) depende do conteúdo a ser abordado para atender a necessidade do usuário.
  • Se o agendamento for para capacitação de grupo de usuários, o bibliotecário discute com o representante sobre a necessidade do grupo, anota o contato do mesmo, elabora a programação da atividade (data, horário, local e conteúdo) e encaminha ao solicitante para divulgação aos demais integrantes do grupo. No caso de atendimento individual, a programação referente ao atendimento ocorre no ato do agendamento.
  • Bibliotecário realiza a atividade, conforme programação e cria lista de presença para coleta de dados para relatório interno da biblioteca.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial.
Prazos para realização do serviço Variável. Normalmente de uma semana a um mês. Depende da agenda do bibliotecário, da agenda do solicitante, do conteúdo necessário para o atendimento da necessidade do usuário ou do grupo.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 22h.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Apoio ao usuário para realização de pesquisa bibliográfica

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Serviço de apoio ao usuário para a realização de pesquisa bibliográfica, para fins de elaboração de trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, bem como produção de trabalhos científicos. Este atendimento tem como premissa conhecer a necessidade de busca do usuário de forma detalhada e em trabalho conjunto entre bibliotecário e pesquisador, elaborar a estratégia de busca a ser utilizada para a pesquisa nas bases de dados selecionadas para o levantamento da bibliografia, bem como acompanhar e orientar o usuário no uso das bases de dados específicas na execução da pesquisa. A atividade é realizada por profissional bibliotecário (Serviço de Referência). O apoio ao usuário prioriza orientar e acompanhar o usuário na execução da pesquisa, porém não fazê-la por ele, uma vez que tem como objetivo não só a realização da pesquisa propriamente dita, mas dar continuidade à atividade de capacitação do usuário, através da prática.
Principais etapas para processamento do serviço
  • Agendamento de data e horário para o atendimento a partir da solicitação do usuário.
  • Realização do atendimento na data agendada e agendamento de nova data para continuidade da execução da pesquisa, se necessário.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial.
Prazos para realização do serviço Variável. Normalmente de uma semana a um mês. Depende da agenda do bibliotecário, da agenda do solicitante e do conteúdo necessário para o atendimento da necessidade do usuário.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 17h.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Apoio ao usuário para produção de trabalhos acadêmicos e científicos (normalização) e publicação científica

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Serviço de apoio ao usuário para orientação e correção de trabalhos acadêmicos e científicos, referentes à normalização do trabalho, especificamente formatação, referências e citações de autores no texto. No caso de produção de artigo científico para publicação, o serviço se estende a outros itens como pesquisas para verificar fator de impacto de periódicos e apoio ao processo de submissão do artigo, caso necessário. A atividade é realizada por profissional bibliotecário (Serviço de referência). O apoio ao usuário prioriza orientar e acompanhar o usuário na execução das atividades, porém não fazê-la por ele, uma vez que tem como objetivo não só atender a necessidade do usuário, mas dar continuidade à atividade de capacitação do usuário, através da prática.
Principais etapas para processamento do serviço
  • O bibliotecário agenda data e horário para o atendimento a partir da solicitação do usuário.
  • Realiza o atendimento e agenda nova data para revisão das correções, se necessária.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial.
Prazos para realização do serviço Depende da agenda do bibliotecário, da agenda do solicitante. Normalmente de 1 a 7 dias.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 17h.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Empréstimo de chaves para uso de armários guarda-volumes

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Permite o empréstimo de chaves para guarda de pertences/objetos pessoais dos usuários da Biblioteca, em armários guarda-volumes, para adentrar nas áreas de acervo e pesquisa da biblioteca. Os armários ficam fisicamente na área de recepção da Biblioteca, próximos ao balcão do serviço de empréstimo de materiais. Não é proibido ao usuário adentrar na biblioteca portando pertences pessoais, uma vez que a biblioteca dispõe também de câmeras e sistema magnético detector de metais para segurança do acervo. Portanto, a utilização do armário pelo usuário é opcional. O prazo máximo para o usuário permanecer de posse da chave emprestada é de oito horas.
Principais etapas para processamento do serviço
  • Usuário dirige-se ao Balcão de empréstimo da Biblioteca, portando crachá de identificação ou crachá de "Externo" controlado pela Portaria de entrada do prédio do Carmelo e solicita a chave para uso do armário.
  • Se o usuário pertencer à comunidade interna, o empréstimo e controle da chave se dá pelo sistema de empréstimo de materiais da biblioteca − Sophia Biblioteca. Caso seja usuário externo, o empréstimo e controle da chave é feito manualmente.
  • Usuário recebe a chave, deposita os pertences no armário e fica de posse da chave até sua devolução no balcão.
Público-alvo Comunidade interna e externa.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial.
Prazos para realização do serviço Imediato.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 22h. Sábado, Das 09h às 12h.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.

Empréstimo de fone de ouvido para uso na biblioteca

Unidade responsável pelo serviço Biblioteca
Descrição do Serviço Permite o empréstimo de fone de ouvido para uso na biblioteca, seja em equipamentos internos da biblioteca ou equipamentos pessoais. O prazo máximo para o usuário permanecer de posse do fone de ouvido emprestado é de quatro horas.
Principais etapas para processamento do serviço
  • Usuário dirige-se ao balcão de empréstimo da Biblioteca, portando crachá de identificação e solicita o empréstimo do fone de ouvido.
  • O empréstimo do fone de ouvido se dá pelo sistema de empréstimo de materiais da biblioteca − Sophia Biblioteca.
  • Usuário recebe e fica de posse do fone de ouvido até sua devolução no balcão.
Público-alvo Comunidade interna.
Prioridades de atendimento Não há.
Opções de acesso ao serviço Presencial.
Prazos para realização do serviço Imediato.
Local de atendimento Prédio do Carmelo
Av. Monte Carmelo nº 800 − Bairro Fragata - Marília/SP − CEP: 17519-030
Dias e horários de atendimento Segunda a sexta-feira, Das 07h30min às 22h. Sábado, Das 09h às 12h.
Contato biblio@famema.br
famemabiblioteca@gmail.com

(14) 3311-2985
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários Através dos contatos informados, mediante demandas dos usuários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação Através dos contatos informados.